top of page
Na mídia

Como os gestores podem cuidar da saúde mental dos funcionários

“Sem dúvida a Covid-19 está elevando os níveis de ansiedade das pessoas e provocando quadros de depressão. Famílias estão em luto e, mesmo quem não passou por perdas, está sendo confrontado com a morte diariamente, ou seja, cotidianamente somos lembrados da nossa fragilidade e vulnerabilidade", afirma Gabriela Azevedo, psicóloga e coordenadora da Academia de Talentos.

Conexão Unimed

Itinerários formativos: como preparar os alunos

“Aos 14 anos este processo está só começando e, de fato, o adolescente não está preparado para um projeto de vida. Mas o interessante nos itinerários formativos é justamente a possibilidade de se experimentar em diferentes contextos. As trilhas percorridas proporcionarão ao aluno novos conhecimentos e o desenvolvimento do autoconhecimento e de seu pensamento crítico.”, aponta Gabriela Azevedo, psicóloga e coordenadora da academia de talentos do Instituto Mauá de Tecnologia.

Como manter o ânimo em momentos de incertezas?

"Quando passamos por crises, temos a oportunidade de nos conhecer um pouco mais, descobrindo o quanto somos resilientes, capazes de lidar com imprevistos e superar obstáculos. Quando melhoramos as nossas habilidades para enfrentarmos os tempos difíceis, não apenas vivemos momentos melhores, como também nos desenvolvemos e nos fortalecemos para a vida”, diz Gabriela. 

Escolha profissional: expectativa dos pais diante ao desejo dos filhos 

Um dos maiores desafios no trabalho de orientação vocacional é conduzir a expectativa dos pais diante da escolha profissional dos filhos, especialmente quando os pais criam expectativas de que os seus filhos devam herdar os seus negócios ou que sejam médicos, advogados ou engenheiros. Sem dúvida, os pais exercem um papel fundamental nessa fase acerca da decisão profissional dos seus filhos, mas até que ponto eles devem-se envolver?

Exposed, entenda esta nova forma de cyberbullying e suas consequências

As dores mais íntimas da adolescente agora são públicas. E assim se esvai a sua privacidade e a jovem é nocauteada pelo constrangimento e desrespeito. A exposição se torna inevitável e as consequências dela também, explica Gabriela Azevedo - Psicóloga e Coordenadora da Academia de Talentos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). 

Recolocação no Mercado de Trabalho em 2021 

A pandemia mudou o cenário do trabalhador e reflete no ano de 2021, quem conta mais detalhes é a psicóloga e coordenadora da Academia de Talentos, Gabriela Azevedo.

83% dos professores ainda se sentem despreparados para dar aulas online

 

Atenção aos cuidados emocionais, "A nova rotina de trabalho traz mais estresse e ansiedade. “No ambiente virtual, a atenção precisa ser ainda maior, já que, muitas vezes, não é possível captar a expressão do aluno, por exemplo. Sem esse recurso de sala de aula, o professor se esforça mais para saber se o aluno está interessado ou não naquele tema”, explica a especialista Gabriela Azevedo".

 

Guia do Estudante

Como superar o 'copo meio vazio' durante a pandemia

Especialista fala sobre as dificuldades emocionais que os vestibulandos enfrentam durante este período de pandemia e como lidar com a situação.

A pandemia do novo coronavírus trouxe um cenário de instabilidade para todos, mas o impacto emocional nos estudantes que vão prestar vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é ainda maior.  "Esse emaranhado de sentimentos, aos olhos de muitos vestibulandos, parece intransponível, sem saber lidar com a situação, o adolescente coloca sua capacidade em cheque"

Portal R7

Vestibulandos têm piora na saúde mental durante quarentena

Veja como lidar com o momento

"A psicóloga Gabriela enfatiza que o momento, permeado de incertezas e ameaças, aumenta a sensação de insegurança, ansiedade, vulnerabilidade e medo frente ao desconhecido". 

Revista Quero

A profissão do futuro é bastante atual

Quais as profissões do futuro? Esse questionamento nunca saiu de moda e sempre fez parte de todas as faixas etárias, principalmente entre os jovens, que anseiam pela melhor resposta para não ficarem para trás. Entretanto solucionar essa questão não é tão difícil assim, afirma Gabriela Azevedo -

 psicóloga e Coordenadora da Academia de Talentos do Instituto Mauá de Tecnologia, acostumada a atender alunos e pais temerosos quanto ao futuro profissional. 

Rádio Santiago

Mídias sociais e aparelhos eletrônicos: aliados ou ladrões do tempo no isolamento social?

No caso dos jovens, os malefícios podem ser agravados. “As crianças e adolescentes ainda estão em processo de maturação cerebral e desenvolvendo a autorregulação de emoções e de impulsos. O consumo excessivo de aparelhos eletrônicos pode prejudicar esses processos, afetando a concentração e foco com as atividades escolares e acadêmicas”, reforça Gabriela. 

A psicóloga Gabriela Azevedo destaca prós e contras da tecnologia na quarentena

00:00 / 05:13

Em busca da Carreira Ideal

Especialistas e alunos indicam o caminho das pedras para você escolher o curso certo

"De acordo com Gabriela Azevedo, psicóloga do núcleo de carreiras do Insper, não existe a vocação a se seguir e sim um conjunto de características que são ideais para determinada tarefa ou profissão. 'Os jovens misturam ir bem na escola com habilidades. Aquele que vai mal, sente que não tem nada de competente. Isso não é verdade', afirma".

Virando Bixo

vj__0240.jpg

Vocação, Talento, Opções

Quando o assunto é mercado de trabalho, todo ano milhões de jovens vivem o mesmo dilema: com o que vou trabalhar?

"O que é vocação, o que é talento, o que é opção, o que é necessidade? Iremos explicar tudo isso nessa edição do Câmara Ligada. Para participar dessa conversa convidamos a psicóloga e autora do livro “Minha Carreira Meu Futuro”, Gabriela Azevedo"

 

TV Câmara

bottom of page